sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Música - 1 - Toada ("dá" o quÊ??)


AaaH! Já falei muito de lendas. Bora falar de música um pouquinho.

- Tô dançando agora num grupo folclórico e tal...
- De quê?
- Toada.
- Quê rapá???
- Toada pô... Tipo Parintins...
- Aaaa... Sei... (cara de: Deve ser macumba, só pode ser macumba)


Pois é né...E o que é Toada???
Toada é primordialmente um típico ritmo caipira (do interior) que tem no Brasil todo praticamente. A letra é uma poesia estilo cordel, pra quem não sabe é uma poesia popular,originalmente oral e improvisada, cheia de rimas falando de algum costume, contando alguma historinha, coisas do povo; costuma ser acompanhada por viola, aliás, a toada É poesia de cordel, com algumas diferenças básicas pra poder receber esse nome... A viola costuma ser mais elaborada, não o instrumento, mas o som, mais lento (no original) e na manifestação na Amazônia, fala muito mais de lendas e mitos nossos, contando-os e recontando-os.

Vinda de muitos cantos e com muitas influencias para chegar até onde está (depois falo mais dessa mistureba), a Toada hoje em dia tem vários significados pelo Brasil, em Minas é algo absurdamente - porém não completamente - diferente da toada da Amazônia.

Aqui, até o final dos anos 80, só falava de Boi, contava as aventuras de Pai Francisco, a Sinhazinha, dentre outros, além de exaltarem a cultura cabocla, de Parintins, principalmente, já que foi lá que a cultura do boi ganhou força. Foi nos anos 90 que a temática indígena tomou conta, o boi caprichoso foi o primeiro a fazer as melhores performances com a nova temática;

Com o sucesso de tais toadas, o público da capital, Manaus, que gostava timidamente do ritmo, passou a abraçar a toada e a adotou como símbolo da cultura amazonense.


No ano seguinte, o grupo Canto da Mata, composto por Maílzon Mendes, Alceo Ancelmo e Neil Armstrong, iniciou um outro estilo de toada, o que mais faz sucesso até hoje: a Toada Comercial. Em 1995, com o uso dos teclados - que tinham sido usados pela primeira vez timidamente em 1994 - o grupo compôs a toada Canto da Mata, que foi um grande sucesso nas rádios e ajudou o Boi Caprichoso a vencer o Festival. Em 1997, compuseram uma toada que se tornou fenômeno no Amazonas: Ritmo Quente, grande sucesso nos ensaios do boi e também em eventos turísticos da Capital Manaus, como o Boi Manaus e o Carnaboi, até os dias de hoje.


Brasil a fora, as toadas mais conhecidas são “Tic tic ta” interpretada pelo grupo Carrapicho (Alguém aí lembra?) e “Vermelho”, mais conhecido na voz da Fafá de Belém. Mas toada não é só isso, viu (tic tic tic ta, vermelhou no curral...)? E tem coisa bem melhor (sem menosprezar “Vermelho”, é claro, que eu aliás, AMO!)! Experimentem acompanhar o festival de Parintins na TV ou até mesmo baixar os CDs dos Bois Caprichoso ou Garantido (disponíveis no Forshared). Garanto que as músicas e a batida envolvente não vão mais sair da sua cabeça! (o povo do grupo bem sabe disso uheueuhe). Bom, vale explicar que na verdade não dançamos toada, dançamos dança tribal, um pouco de bumba-meu-boi, marujada... Aaaao SOM de toada... Quer dizer, a galera já chama de dança toada o resultado dessa mistura toda né? Mas aí é uma ooooutra história. Fica prum próximo post, prometo (yn) ;)


Fontes: Clube da Toada , Wikipédia e ProsaCaipira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante pra nós! Comente ^^