quarta-feira, 28 de julho de 2010

Breve Histórico






Surgiu num bairro suburbano de Belém do Pará em 2001, a partir de uma brincadeira entre garotas as quais idealizaram e solidificaram a existência do grupo com o apoio dos pais e responsáveis. Originalmente formado apenas por meninas, caracterizando-se como as Icamiabas (mais no próximo post), possui coreografias próprias, sob o comando da coreógrafa Andréa Paixão e com belíssimas indumentárias, cuja criação e confecção são feitas pela própria coordenação e dançarinas do grupo.

Em todos os lugares em que se apresenta o grupo desperta seu público, sendo em todas as ocasiões bastante aplaudido. Apresenta-se em diversos lugares, desde escolas do bairro sede (Marambaia), passando por universidades, clubes, conjuntos habitacionais, comunidades, paróquias, importantes empresas no estado do Pará (entre elas Caixa Econômica Federal e Rede CELPA), escolas em bairros nobres, pontos turísticos e shoppings; no carnaval de 2006 fizemos uma participação no carro abre-alas como destaque da Escola de Samba “Deixa Falar”; já participamos também de importantes festivais como o FIDA (Festival Internacional de Danças da Amazônia) e o FEBRAF (Festival Brasileiro de Folclore).

Exibidos em redes locais de televisão e reconhecidos por autoridades locais e importantes nomes da dança em Belém, como Clara Pinto e Ana Unger (graças à nossa coreógrafa), por muitas vezes houve a ameaça de parar o grupo, principalmente por questões financeiras. Quem trabalha com confecções de fantasias sabe do drama dos valores, ainda mais aqui em Belém. Recebemos um apoio da Rede CELPA há alguns anos, tiramos dinheiro do próprio bolso, fizemos rifas e bingos, principalmente após 4 anos dançando com a mesma roupa, quando esta já estava absurdamente danificada. Apesar de nossos problemas, superamos e nos mantemos na estrada graças ao apoio de outros grupos culturais (como Ananin Dance - parte de verde na foto acima), de amigos, familiares e de cada sorriso e aplauso que arrancamos a cada apresentação. É toda essa paixão pela nossa cultura e pela dança que nos mantém de pé e faz sobreviver o que começou há quase 10 anos com apenas 6 garotas e agora conta com 24 jovens, sendo 2 rapazes - ou 1 e meio (em breve explico).


Prazer! Somos o Encanto Marajoara e precisamos do seu carinho, admiração e apoio para seguir em frente. Sejam bem vindos e não esqueçam de comentar hein ;) !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante pra nós! Comente ^^